quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Especulação Imobiliária: a menina dos olhos da cidade de São Paulo

Já não é de hoje que o aluguel na capital paulista sobe. Aliás, consultando os classificados de imóveis, temos a sensação de que os valores, em momento algum decresceram.

                                             Fonte da Foto: Humor de casa

Se por um lado o paulistano sofre para manter o aluguel, o condomínio, o IPTU em dia, por outro não são poucas as políticas públicas que, rotuladas de “Revitalização”, favorecem, através de benefícios burocráticos e/ou fiscais a construção de megaprojetos arquitetônicos que promovem a especulação imobiliária.
Tendo o imóvel valorizado, o entorno se valoriza. Sem conseguir sustentar o novo custo de vida que se instaura, pessoas mais antigas no bairro tendem a se mudar.

Essa prática, maquiada pela perspectiva de “desenvolvimento” local é muito comum. A infraestrutura vira um problema privado (hospitais privados, escolas privadas, clubes privados). O Estado se omite.

Não se trata aqui de fazer uma crítica ao mercado (isso seria incoerência), mas sim ao Estado quando este utiliza do mercado para se eximir da obrigação de pautar e coordenar um crescimento e desenvolvimento urbano que seja sustentável em todas as suas dimensões (sociais, ambientais, culturais, etc.).

Enquanto isso, nosso imóveis continuam ladeira acima...

Para ler a reportagem na sua fonte original, clique aqui.

Um grande abraço a todos!

Instituto Visio de Análise e Pesquisa

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Algumas das principais gafes publicitárias de 2011

As gafes publicitárias de 2011.
                                           Site original da foto: essência da humanidade

A revista Exame disponibilizou em seu site uma seção onde mostra as maiores gafes de marketing do ano. Entre elas, a promoção da Pepsi que deu errado. A pessoa compraria uma Pepsi e levaria duas. Devido a uma demanda maior do que a esperada, a promoção ficou a desejar. Em alguns estabelecimentos, segundo a reportagem, a "2ª garrafa", por não se ter mais os estoque promocional de Pepsi, foi substituída por sua concorrente, Coca-cola.

Outras gafes são mostradas na reportagem como, por exemplo, quando um dos empresários organizadores do Rock´in Rio, confunde a rede de fast-food que estava atuando no evento. Ao invés de enaltecer a participação do Bob´s no, citou o McDonald´s.

Outras gafes são mostradas. vale a pena conferir.
Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.

Um grande abraço a todos.

Instituto Visio de Análise e Pesquisa
www.institutovisio.com.br

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Altos níveis de agrotóxico encontrados nos alimentos do brasileiro

Uma pesquisa realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que cerca de um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros possuem resíduos de agrotóxico acima do normal.

O campeão, com o maior número de amostras com resíduos de agrotóxicos acima do normal é o Pimentão, com 91,8% das amostras irregulares. Em segundo lugar, o Morango com 63,4% das amostras e, em terceiro, o Pepino, com 57,4%.
Segundo a Anvisa, o consumo em quantidade excessiva e tempo prolongado do agrotóxico encontrado nessas amostras podem causar desde alguns sintomas relativamente mais leves como dores de cabeça, alergia e coceiras até consequências mais graves como distúrbios no sistema nervoso central ou mesmo câncer.
Para realizar a pesquisa, a Anvisa analisou 2.488 amostras de 18 tipos diferentes de alimentos em 25 estados brasileiros e no DF. São Paulo não participou do levantamento.

Para ler a reportagem original no site da Folha de São Paulo, clique aqui.

Um grande abraço a todos.

www.institutovisio.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O histórico dos games - Cresceram e amadureceram junto com seus fiéis jogadores

Vale a pena relembrar. Os jogos da infância, até mesmo antes ou depois dela. O advento da tecnologia trouxe não apenas uma nova forma de trabalho e produção, mas nossa relação com o entretenimento, com o passar do tempo, ganhou também outras dimensões.



A história do Video Game não é curta. Desde o lançamento do Odyssey, em 1972 até hoje, muita coisa mudou.

O Video Game, que até a década de 90 era considerado entretenimento quase que exclusivamente infantil, já há um bom tempo preenche as horas ociosas de adultos, homens e mulheres. A melhora na qualidade gráfica dos jogos, na complexidade dos desafios, a maior disponibilidade de tipos de jogos, a acessibilidade aos consoles (ainda que caros, não se compara com o passado), faz com que, hoje em dia, os Video Games tenham, em alguma medida, se popularizado e estejam disponíveis a uma parcela muito maior da população.
Programas de televisão com foco em jogos eletrônicos ainda são bastante orientados para o público jovem, mas não é de hoje, perderam a linguagem infantiloide de antigamente.

O Infográfico disponível na página do IG nos mostra o que mudou, como mudou e por que mudou. Quais consoles surgiram, quais sumiram. Quais são os mais vendidos da história.
Vale a pena conferir.

Para acessar o infográfico na página do IG, clique aqui.

Um grande abraço a todos!

Instituto Visio de Análise e Pesquisa

www.institutovisio.com.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

7 Bilhões - Qual é a sua posição?

Saiu  no dia 28 de outubro no site da BBC um infográfico que calcula nossa posição dentro dos 7 bilhões de nascimentos registrados no mundo atualmente.



O site, além de calcular a sua posição no número de pessoas vivas na Terra, calcula também qual é a sua posição dentro de todos os nascimentos ocorridos na história. Um contador de nascimentos em tempo real também pode ser visto, além da população de cada país no mapa.

Outras informações também estão no site como países com maior/menor crescimento populacional e etc.

Vale a pena gastar um tempinho (ou mesmo um tempão!) brincando no site.

Aqui vai o link da página da BBC: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111027_guia_populacao.shtml

Um grande abraço a todos!

Instituto Visio de Análise e Pesquisa
www.institutovisio.com.br

domingo, 13 de novembro de 2011

Índice de sobrevivência das pequenas empresas aumenta no país

O número de micro e pequenas empresas (Mpes) que resiste aos primeiros dois anos de atividade aumentou no Brasil. A pesquisa divulgada hoje pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o índice de sobrevivência das mpes já alcança 73,1%. Em 2010, este número era de 71,9%.
Com a melhora dos resultados, o Brasil tem atualmente um índice melhor do que o de países como a Holanda (49,7%), Itália (67,9%) e Espanha (69,3%). Apesar disso, continua atrás do Canadá (73,8%) e da Estônia (74,9%). O levantamento, baseado em dados de abertura e fechamento de empresas registrados pela Receita Federal, teve como base os empreendimentos abertos em 2006.

Veja a reportagem completa aqui

Um abraço a todos!



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mundo digital - para entrar na batalha, é necessário valer-se da guerra

Microsoft busca reinvenção de si para fazer parte das novas invenções dos outros. É um dos principais campos em que a empresa diz estar trabalhando nos últimos tempos.
O Windows que conhecemos há de mudar. Uma interface totalmente nova deve entrar em cena na versão 8, que está prevista para ser lançada no final do ano que vem.

Nos anos 90, enquanto a Microsoft dominava o mercado, e, como praxe, o ditava, ser inovador era oferecer um produto com as características da Microsoft, mas com a "cara" de algo diferente. Passaram-se os anos. Com a virada do século, o desenvolvimento tecnológico, e, obviamente, seu barateamento, uma série de novos aparelhos entraram em cena. MP3s, MP4s, Iphones, Ipads, Ipods, e similares (cópias, baratas ou não) passaram a figurar no cotidiano das pessoas. Novas interfaces, modos de interação e usufruto dos produtos tecnológicos levaram a um novo panorama digital. Telas touch screen, aplicativos gratuitos (legalizados ou não), portabilidade e facilidade de acesso fazem parte, hoje em dia, da vida eletrônica.

Reconhecendo isso, a Microsoft busca a reinvenção. O novo Windows promete uma interface nova, sem o habitual "iniciar", "aplicativos", etc, mas sem abandonar totalmente esses elementos. A promessa é um ambiente capaz de mesclar o antigo com o novo, otimizando o tempo de processamento dos programas (elemento que, em boa parte, depende do hardware utilizado) e facilitando a navegação do usuário pelo sistema. A nova interface busca também uma unidade identitária mais concreta para o Windows em suas diversas plataformas (desktops, notebooks, netbooks, celulares, etc)

Vale a pena esperar para ver. A possibilidade de algo de altíssima qualidade é bem grande.

As informações comentadas nesse texto foram obtidas na revista EXAME e a reportagem pode ser lida clicando-se aqui.

Um grande abraço a todos!

www.institutovisio.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

IDH Brasileiro - A melhora que não se sabe bem


Saiu nesse último dia 3 de novembro o novo ranking do IDH dos países calculado pelo Pnud.
O ranking é oficial e tem como base de cálculo índices de renda, educação e saúde (como, por exemplo, número médio de anos de escolaridade e expectativa de vida).



Como era de se esperar, países como a Noruega, Austrália e Holanda ocupam as primeiras posições. O Brasil que, de forma geral, tem melhorado seus indicadores (expectativa de vida, desigualdade de renda, anos de estudo, etc). Não subiu tanto assim no ranking em relação à última lista. Apenas uma posição. Isso não quer dizer, no entanto, que o país não avançou.

A utilização de números médios como elementos para cálculo que visam a comparabilidade entre países é um problema. A dificuldade, por exemplo, de se aumentar os anos médios de estudo no Brasil (que possui uma população próxima dos 200 milhões de habitantes e uma situação de distribuição de renda -  mesmo com programas como Bolsa Família - ainda deficitária) é muito maior que em um país como a Noruega, com pouco mais de 6 milhões de pessoas e diversos processos econômicos já "superados".

Subir apenas uma posição no ranking elaborado pelo Pnud (85º para 84º) pode parecer pouco mas, tendo em vista indicadores internos de desenvolvimento, se comparados com anos anteriores, temos avançado consideravelmente. Assim como subiu a expectativa de vida, subiu o número de pessoas com acesso ao ensino superior, o número de empregados formais, o número de empresas nacionais e internacionais e etc.

De fato ainda se tem muito a fazer no Brasil e índices como IDH, Gini, Theil, devem sim ser utilizados e colocados na praça para análise. A questão é, compará-los com o quê? Com quem? Com que critérios e em que situação? Caso contrário, a busca por condições melhores de vida não passará de uma Copa do Mundo da desigualdade.

Para acessar o site do Pnud e ter acesso aos dados, clique aqui.

Um grande abraço a todos!

www.institutovisio.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sinopse Censo 2010 - Rodando dados online

Os microdados do Censo 2010 ainda não foram divulgados e, pelo calendário oficial do IBGE só serão divulgados a partir de 2012. Os microdados da amostra estão programados para terem sua divulgação entre os meses de janeiro e março de 2012.


Pirâmide Etária do Brasil - Censo 2000

Pirâmide Etária do Brasil - Censo 2010


Podemos, no entanto, ter acesso a alguns dados no site da sinopse do Censo 2010. As figuras acima mostram a composição da pirâmide etária brasileira do Censo de 2000 e 2010.

É possível perceber o início do processo de envelhecimento da população brasileira. A pirâmide deixa de ter sua base alargada e começa a "engordar" no meio. Isto, somado à taxa de fecundidade brasileira que está abaixo do mínimo para a reposição populacional, que é 2,1 (a taxa de fecundidade brasileira, em 2009 era de 1,94 segundo o IBGE).

Para alguns especialistas, o período entre 2010 e 2030, serão anos de grande potencial econômico para o país, pois a maior parte da população brasileira estará na faixa de idade ativa (15 a 64 anos). Esta faixa etária é considerada essencial para a economia de um país pois, é, justamente, o período da vida em que as pessoas costumam produzir mais do que consomem.

Informações como estas estão disponíveis no site que possui a Sinopse do Censo 2010 e você pode acessá-lo clicando aqui.

Um grande abraço a todos.

Instituto Visio de Análise e Pesquisa

www.institutovisio.com.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Top of Mind



Saiu nesta quarta (26/10) a pesquisa Top of Mind da Folha de São Paulo.

Segundo a pesquisa, a marca que vem à cabeça das pessoas em primeiro lugar no Brasil, é a Coca-cola. A empresa foi citada espontaneamente por 8% dos entrevistados, com um empate técnico com a marca de sabão OMO, que obteve 6% das respostas.



Outros temas foram perguntados de forma mais específica como "Meio Ambiente", no qual a Natura aparece com 8% enquanto a marca Ypê aparece com 5%.

A pesquisa foi realizada com uma amostra em 162 municípios de todos os estados brasileiros e, segundo o jornal, é representativa para todo o Brasil.

Para ler a reportagem na página oficial da Folha clique aqui.

Abraços,

Instituto Visio de Análise e Pesquisa

www.institutovisio.com.br

domingo, 23 de outubro de 2011

Mobilidade urbana no Brasil


Nasce no Brasil mais uma entidade de pesquisa.

A Mobilize Brasil, fundada por Rick Ribeiro, surge com o intuito de estudar a mobilidade urbana nas cidades brasileiras.


A instituição tem como objetivo fomentar debates para estimular a criação de políticas e provocar reflexões para iniciativas privadas e públicas.
Alguns estudos iniciais já apontam a cidade de São Paulo como uma das mais desfavoráveis na questão da mobilidade. Para isso, levam-se em conta a renda média das pessoas, o valor do transporte público, as possibilidades urbanas para o uso de bicicleta, além de uma série de outras variáveis.

A reportagem original pode ser vista no site da Folha de São Paulo clicando aqui.

Um abraço a todos!

Instituto Visio de Análise e Pesquisa


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O esporte e a web


O número de internautas cresce progressivamente no Brasil. Naturalmente, os mais jovens são maioria na rede, porém, pode-se verificar um significativo aumento na taxa de usuários de internet nas faixas de idade mais avançadas.


Um estudo realizado pelo Ibope Media em abril de 2011 mostra que um tema que vem ganhando destaque na internet, tanto entre os jovens, quanto entre os mais velhos, é o esporte.
Devido à rapidez e precisão no conteúdo da informação procurada, hoje a internet é o segundo meio mais procurado pelas pessoas para se informar a respeito de esporte, perdendo apenas para a televisão.

Outro elemento interessante da pesquisa é a questão do "Top of Mind" (quando se pergunta ao entrevistado qual é a primeira pessoa/produto/marca que lhe vem à cabeça numa determinada pesquisa). Entre aqueles que tem de 10 a 19 anos, o atleta mais citado é Neymar com 18% das respostas. Já entre aqueles que tem mais de 40 anos, o atleta mais citado é Pelé (17%). Ou seja, ainda que pulverizada as informações no espaço virtual, a segmentação do público ainda é claramente ligada a um contexto que vai além da notícia.

Talvez as linhas que separam os internautas não sejam tão tênues assim. Como citado no próprio estudo do Ibope Media, não seria de se espantar de ver um adulto com mais de 40 anos assistindo o jogo pela TV, acompanhando os resultados de outros jogos pela web e ouvindo a narração no radinho de pilha.

Para ler a reportagem original na página do Ibope, clique aqui.

Um grande abraço a todos.

Instituto Visio de Análise e Pesquisa

www.institutovisio.com.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Micro e pequenas empresas de SP faturam R$ 28 bilhões, indica pesquisa

De acordo com Pesquisa realizada pelo Sebrae em todo no estado paulista, os pequenos negócios registraram aumento médio de faturamento real de 2,6%, na comparação entre agosto de 2011 e agosto de 2010. Em termos absolutos, foram R$ 721 milhões na receita real, totalizando R$ 28 bilhões. 




Segundo os dados do estudo, o resultado foi alavancado pelo comércio, com crescimento de 5%, seguido por serviços (3,6%). A indústria paulista, porém, amarga seu terceiro mês de queda consecutiva (4,9%) no faturamento real.

Veja aqui a reportagem completa, publicada no Portal Exame.

Um grande abraço,

Instituto Visio de Análise e Pesquisa




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aumentam a demanda e a oferta da aviação nacional

O mercado da aviação no Brasil vem apresentando um quadro de crescimento frequente. É o que mostra a pesquisa realizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em reportagem publicada pela Folha de São Paulo.



No mercado interno de aviação, a GOL se mantêm na ponta e lidera o mercado, seguida de perto pela TAM. Enquanto, setembro, a GOL fechou o mês com 38,87% do mercado. A TAM, sua principal concorrente, fechou o mês com 38,22% dos voos.

Já no mercado externo, a TAM lidera, dominando amplamente o segmento, com 88,55% dos voos, enquanto a GOL aparece com 10% e a Avianca 1,45%.

Para ler a reportagem no site da Folha de São Paulo, clique aqui.

Para ver os resultados da pesquisa realizada pela ANAC, clique aqui.

Um abraço a todos.


Instituto Visio de Análise e Pesquisa.

www.institutovisio.com.br



Compras Online no Brasil - Compras Coletivas

Segundo o mais novo estudo publicado pelo TG.net do Ibope Media, os sites de compra coletiva crescem no Brasil.



O público alvo que, anteriormente, era formado em sua maioria por mulheres, gerando uma infinidade de ofertas de produtos como clínicas de estética e beleza, spas, etc., hoje em dia é dominado pelo público masculino. É pelo aumento de usuários de sites com esta finalidade, bem como pela confiança do internauta brasileiro de comprar pela internet, que a diversidade da oferta de produtos na web aumenta progressivamente.

O que mais se vende em sites de compra coletiva são livros, seguidos de serviços de alimentação e passagens de avião.

Para ler o estudo em sua fonte original, clique aqui.

Um grande abraço a todos.


Instituto Visio de Análise e Pesquisa

www.institutovisio.com.br


domingo, 16 de outubro de 2011

Pesquisas apontam reeleição da presidente argentina Cristina Kirchner

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, possui ampla liderança sobre seus oponentes a duas semanas das eleições presidenciais e deve ser reeleita com mais de 50% dos votos, mostraram duas pesquisas recentes.

 Presidente argentina, Cristina Kirchner, que deve ser reeleita no próximo domingo
  (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)


O apoio a Kirchner está agora em 53,2%, segundo a mais recente pesquisa mensal da empresa local de sondagem Management & Fit. Isso a coloca mais de 40 pontos à frente do rival mais próximo, o governador socialista da província de Santa Fé Hermes Binner.
Já na pesquisa Poliarquia, feita para o jornal La Nación, ela tem apoio de 49,3%, mas uma votação projetada entre 52% e 55% considerando os eleitores ainda indecisos.

Veja a reportagem completa do Portal G1, clicando aqui.

Abraços,





72% dos profissionais já pediram demissão ao menos uma vez, aponta pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho Online, a maioria dos profissionais brasileiros já passou por até 5 empregos em sua carreira. Entre os que hoje estão empregados, a média é de 63%, enquanto que entre atuais desempregados a frequência é ainda maior, totalizando 67%. A pesquisa contou com a participação de 46.067 respondentes.



Quando analisados os principais motivos para o pedido de demissão, os fatores apontados por empregados e desempregados são semelhantes. O primeiro, e mais decisivo fator, é o recebimento de uma nova proposta, seguido por descontentamento com o salário e insatisfação com as atividades que exercia.

Veja a reportagem completa e os principais detalhes da pesquisa clicando aqui.

Abraços,





segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Você conhece a técnica do Cliente Oculto?

Olá!
Você conhece a técnica do Cliente Oculto? O mercado tem utilizado cada vez mais essa ferramenta para aprimorar sua gestão de serviços e produtos. Consiste basicamente na ida de um entrevistador ou de uma pessoa comum “disfarçada” de cliente ao estabelecimento pesquisado. Essa espécie de “detetive das empresas” analisa cada pormenor, tanto em relação aos atendentes quanto à qualidade dos serviços e produtos disponibilizados. As informações daí advindas contribuem para a tomada de decisões e ainda para a reconfiguração de procedimentos do dia-a-dia da empresa. Vale a pena conferir a matéria logo abaixo sobre o Cliente Oculto, feita pelo portal G1.

Veja a reportagem clicando aqui


Abraços e até a próxima!

Vitor Vaneti


www.institutovisio.com.br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Consumidores de menor renda se endividam menos, de acordo com estudo

De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),  o endividamento das famílias das classes C, D e E registrou em setembro a quarta queda consecutiva, puxada pelo grupo com renda inferior a dez salários mínimos. Nessa faixa de consumidores, 62,7% declararam possuir dívidas no mês de setembro, ante 64,2% que estavam endividados em agosto.




Já entre entre as classes A e B, segundo aponta a pesquisa, houve um aumento do percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar seus débitos, de 3,8% em agosto para 4,2% em setembro. Já no grupo de famílias de menor renda, houve queda na percepção de não pagamento de dívidas, de 8,9% para 8,6%.

Veja a reportagem completa, publicada pela Agência Estado, clicando aqui

Um abraço,

Danilo Torini



 

Android mantém liderança sobre iOS da Apple, diz estudo

Um estudo realizado nessa semana confirmou a liderança de dispositivos móveis com o sistema operacional do Google, o Android, sobre o da Apple, o iOS. Ao todo, no verão do hemisfério norte, a cada iPhone vendido, foram comercializados dois aparelhos com Android.

 O Android é o sistema operacional do Google para dispositivos móveis
                                                           Foto: AFP

Segundo o estudo, 56% dos que compraram um smartphone a partir de junho optaram por um Android, enquanto o número dos que escolheram o iPhone é de 28%. É valido lembrar que o iOS da Apple vem somente no iPhone. Já o Android é um SO distribuído em diversos smartphones de diferentes fabricantes.

Veja a reportagem completa sobre o estudo clicando aqui

Um abraço,

Danilo Torini


Pesquisa diz que maioria acredita que Sarkozy perderia eleições

Dois terços dos franceses que votam acreditam que o presidente Nicolas Sarkozy perderá as eleições do ano que vem caso venha concorrer, incluindo mais da metade dos apoiadores do seu próprio partido, mostrou uma pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal  Liberátion.
Sarkozy, cuja popularidade recuou, chegando perto de mínimas recordes em setembro, ainda deverá anunciar se irá concorrer à presidência em abril.
O presidente ainda deverá anunciar se irá concorrer em abril e maio do ao que vem, mas de acordo com a pesquisa da ViaVoice, realizada para o jornal de esquerda, 68% da população acredita que ele perderia as eleições. O governo de Sarkozy sofreu um duro golpe nesta semana quando candidatos de esquerda tomaram o controle do Senado pela primeira vez em mais de 50 anos.
Veja mais detalhes na reportagem do Portal Terra, clicando aqui.
Um abraço,
Danilo Torini

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Concorrências e parcerias nas parcerias entre as concorrências

Foi publicado na reportagem da Folha de São Paulo que o IBOPE não terá mais monopólio na medição de audiência. Uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, a Nielsen, começará a medir a audiência no Brasil.

Vale lembrar que as duas empresas atuam juntas na medição de índices de internet (Ibope-Nielsen). Há rumores de que a concorrência pode, de alguma forma, abalar a relação entre as duas empresas. O Ibope, no entanto, vê o surgimento dessa concorrência como algo saudável.

Se tudo o que está sendo dito é verdade, fica uma curiosidade. Quais são os limites de uma parceria no mercado de pesquisa? Aliás, existem limites para parcerias no mercado de pesquisa? Até quando elas são e até quando elas não são saudáveis? Acho que a relatividade pode ser a melhor saída...

Leia a reportagem original do site da Folha de São Paulo AQUI.

Um abraço a todos!

Victor Callil

domingo, 18 de setembro de 2011

Medicamento inova em ação de marketing focada nas mulheres

Desenvolvida em parceria com a Editora Abril, uma ação de marketing do medicamento Advil®  é pioneira no mercado brasileiro de analgésicos. Com foco no público da mulher moderna, Advil® - analgésico da Pfizer Consumer Healthcare - desenvolveu, em parceria com a editora, uma ação de marketing que inova no modo de se comunicar com o seu público.

A campanha tem como alvo mulheres acima de 25 anos e que possuem rotina agitada. A estratégia da ação consiste na publicação de publis-editoriais nas revistas Claudia, Você S/A, Saúde é Vital, Lola, Casa Claudia, Boa Forma e Women´s Health, e terão o formato de dicas rápidas, que fazem alusão à rapidez de ação de Advil, a partir de 15 minutos.

Os temas abordados nas peças publicitárias foram desenvolvidos pela Abril, com base em assuntos relevantes para o público da marca, como moda, beleza, negócios e decoração. O fechamento da campanha será marcado pela publicação do Guia Express Advil®, encarte especial de 16 páginas com dicas rápidas pensadas especialmente na mulher moderna. A edição deve impactar cerca de 66 milhões de pessoas e será distribuída gratuitamente com as revistas Claudia, Casa Claudia, Lola e Saúde é Vital.

Veja no link abaixo a reportagem completa, publicada no Portal Fator Brasil:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=173455


Um abraço,

Danilo Torini

Grupo faz pesquisa sobre separação do Sul do resto do Brasil

A velha questão separatista do sul do país parece nunca morrer. Integrantes do Grupo de Estudos Sul Livre - núcleo de pesquisa do movimento separatista O Sul é Meu País, que defende a emancipação dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do Brasil - estiveram neste sábado nas ruas de Curitiba colhendo a opinião dos paranaenses sobre um eventual plebiscito para a separação do Sul. A pesquisa deve nortear as próximas ações do movimento, que completa 20 anos em 2012.

Foto: Roger Pereira/Especial para Terra



Veja no link abaixo a reportagem completa de Roger Pereira para o Portal Terra:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5355854-EI306,00-Grupo+faz+pesquisa+sobre+separacao+do+Sul+do+resto+do+Brasil.html

Abraços,

Danilo Torini

O que pensam os novos consumidores?

Profissionais de comunicação e marketing ainda tentam entender as mudanças que o mundo atravessa. O tom geral do primeiro dia do New Brand Communication (NBC), evento de comunicação e marketing que acontece nos dias 12 e 13 de setembro em São Paulo, e que tem apoio deCartaCapital, foi um misto de palpites sobre o futuro e algumas pistas de casos que deram certo. E, como destacaram alguns palestrantes, não é só a internet que revolucionou esse cenário, mas o brasileiro – cujo perfil mudou nos últimos anos.
As mídias mudaram, assim como a cabeça do consumidor, que se tornou mais exigente. 


Veja  os detalhes no interessante texto de Clara Roman, para a Carta Capital:
Um abraço,
Vitor Vaneti

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Seria economia da cultura ou cultura da economia?

O conceito não é tão simples e tampouco facilmente inteligível, mas a temática é atual e sua compreensão muito importante para entender a capacidade do desenvolvimento de uma área, primeiramente, não econômica. Reportagem elaborada pela revista mensal da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), nos mostra as possibilidades e dificuldades do que hoje se convencionou chamar de “Economia Criativa”. O termo refere-se, principalmente, às atividades econômicas que utilizam o potencial da criatividade em seu desenvolvimento (cultura, pesquisa e desenvolvimento, educação, etc.).


Especialistas, especialmente aqueles ligados à economia, defendem que o aparente processo de desindustrialização nas grandes cidades deu lugar a uma nova indústria. Inicialmente situada no setor de serviços, destaca-se deste quando analisamos suas características de desenvolvimento e suas capacidades de geração de emprego e renda (maiores salários, maior empregabilidade). Surge então, como muitos dizem, a indústria criativa.

A indústria criativa representa 7% do PIB mundial. No Brasil, apesar da distância entre os economistas e a temática da cultura e dos artistas a assuntos ligados à economia e administração, o artigo coloca que a meta é tratar a cultura como indústria. Isso permitiria a emancipação do mundo da criação, dando a ele a possibilidade de se desvincular das viciosas leis de incentivo estatal.

Link para o artigo na revista Fapesp: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4518&bd=1&pg=1&lg=

Um abraço a todos!
Victor Callil

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Otimismo entre famílias do Nordeste é o que mais avança, aponta estudo do Ipea

Segundo aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as famílias nordestinas tiveram uma considerável elevação no seu grau de otimismo em relação à situação socioeconômica do Brasil. De acordo com o estudo, o otimismo do Nordeste (67,1 pontos) é superior à média nacional, que em agosto chegou a 65,2 pontos. A escala do Ipea leva em consideração o que as famílias esperam da situação econômica do País, a sua condição financeira, as decisões de consumo e seu nível de endividamento. De acordo com os critérios do Instituto, a escala acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo.


Veja a reportagem completa do site do Diário do Nordeste:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1038020

Maioria dos brasileiros prefere viajar para destinos nacionais



Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo constatou que a maioria dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses tem preferência pelos destinos nacionais. O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que um terço dos brasileiros pretende fazer ao menos uma viagem nos próximos meses e que sete em cada dez pessoas optaram pelos destinos nacionais. 

Para um detalhamento da pesquisa, veja a reportagem da Agência de Notícias Jornal Floripa:
http://www.jornalfloripa.com.br/turismo/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=339

Abraços,

Danilo Torini

Estudo indica que mulheres que bebem moderadamente envelhecem melhor


Uma pesquisa publicada pela Escola de Saúde Pública de Harvard constata que mulheres que tomam bebidas alcoólicas de forma moderada todas as noites possuem uma tendência de envelhecer com mais saúde do que as demais. De acordo com o estudo realizado com 14 mil pessoas,  as mulheres que bebiam com moderação tinham mais chances de chegarem aos 70 anos do que aquelas que bebiam demais ou que eram abstêmicas. Outra importante constatação da pesquisa foi a de que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana do que concentrar o consumo de álcool nos finais de semana.

Veja maiores detalhes da pesquisa na reportagem da BBC Brasil:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110907_bebida_mulheres_is.shtml 


Abraços,

Danilo Torini

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Muçulmanos dos EUA estão satisfeitos com Obama, diz pesquisa



De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas Pew, nos Estados Unidos, a maioria dos muçulmanos americanos está satisfeitas com os rumos do país e aprova a gestão do presidente Barack Obama. No mês marcado pelo aniversário de dez anos dos ataques de 11 de setembro, a pesquisa registrou que grande parte desses cidadãos não apenas oferece apoio a Obama como também não acredita em qualquer tipo de aproximação com grupos radicais islâmicos.

Conforme aponta a reportagem do Portal Reuters, estima-se que haja quase dois milhões de muçulmanos adultos nos Estados Unidos, com um expressivo crescimento nos últimos anos.

Veja a reportagem no link abaixo:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE77T06W20110830



Brasileiros pagam mais com cartão de débito do que dinheiro, diz pesquisa



Os consumidores brasileiros já estão pagando com cartão de débito do que em dinheiro em compras de até R$ 200,00. Essa foi a constatação de uma recente pesquisa encomendada pela Visa em 9 capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Manaus).

De acordo com reportagem publicada no Portal Mundo do Marketing, 72% dos entrevistados consideraram o cartão de débito como uma ferramenta moderna, 60% o vêem como seguro e 45% utilizam o cartão para facilitar o controle dos gastos. 

Veja a reportagem completa no link abaixo:

http://www.mundodomarketing.com.br/5,20368,brasileiros-pagam-mais-com-cartao-de-debito-do-que-dinheiro-diz-pesquisa.htm

Um abraço,


Danilo Torini


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Brasil deve aproximar empresa e pesquisa para melhorar a exploração do pré-sal, aponta estudo


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nessa semana um estudo sobre a Capacidade de Produção da Indústria Nacional para o Setor de Petróleo de Gás.  Os resultados mostraram que as empresas brasileiras fornecedoras de bens e serviços estão desconectadas das universidades e dos institutos de pesquisa que produzem conhecimento, o que acaba se confugurando como um problema sério para um país que se propõe a explorar uma área de grande potencial petrolífero como o pré-sal. De acordo com uma entrevista concedida à Agência Brasil pelo professor Adilson de Oliveira, do Colégio de Altos Estudos da UFRJ,o estudo identificou, do ponto de vista tecnológico, a existência de uma conexão frágil entre "as empresas brasileiras fornecedoras de bens e serviços e o sistema científico e tecnológico do país – ou seja, as universidades e os institutos de pesquisa”.

Conforme publicou o Portal Exame,  a decisão do governo federal de enviar cerca de 70 mil pesquisadores para fazer doutorado fora do Brasil é um sinal claro de que já há, por parte do governo, o reconhecimento da existência do problema.


Veja a reportagem no link:
  

Um abraço,

Danilo Torini

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Proporção de católicos é a menor já registrada no Brasil




De acordo com o Novo Mapa das Religiões, publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a proporção de católicos em 2009 foi a menor registrada na história do Brasil. Na semana em que o Rio de Janeiro foi confirmado como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude - encontro que terá a presença do papa Bento XVI, em julho de 2013 - o estudo traz más notícias para a comunidade católica. A proporção de católicos em 2009 foi a menor registrada em quase 140 anos de pesquisas estatísticas no país.


Link para a reportagem: 
http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/proporcao-de-catolicos-e-a-menor-em-quase-140-anos 

Abraços,

Danilo Torini

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasileiro não sabe a qual classe social pertence, diz estudo



Uma pesquisa publicado nessa semana detectou que a maioria dos brasileiros não sabe exatamente a qual classe social pertence. A maior parte dos entrevistados situados no topo da pirâmide acredita que faz parte da classe média e cerca de um terço dizem ser de baixa renda. Já entre os integrantes da chamada "classe C" se vêem em um estrato ainda mais abaixo do real.

Veja no link abaixo a reportagem completa, publicada na Folha.com:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/959462-brasileiro-nao-sabe-a-qual-classe-social-pertence-diz-estudo.shtml

Abraços,


Instituto Visio de Análise e Pesquisa


www.institutovisio.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O crime no mapa


No último dia 26 de julho, o jornal O Estado de São Paulo publicou em sua versão online uma reportagem intitulada "A geografia do crime em São Paulo". A ferramenta consiste em um mapa da cidade, onde são apresentados círculos proporcionais baseados nos diferentes tipos de crimes cometidos nos diferentes bairros da cidade. A unidade de referência geográfica são os Distritos Policiais.

Na ferramenta criada pelo jornal podemos fazer o comparativo entre o número de crimes registrados no primeiro e segundo trimestre de 2011. Na parte de baixo do mapa, temos a explicação sobre o que significam os conceitos que dão nome aos dados.

É bastante interessante a possibilidade que temos de ver que tipos de crime estão acontecendo nas diversas partes da cidade, como, por exemplo, "Roubo a banco", que ocorre com maior frequência na região central da cidade, ou ainda "Roubo de cargas", que se concentra nas vias de acesso à capital ou mesmo "Homicídio doloso" que tem altos índices de ocorrência nas regiões periféricas de São Paulo.

Em suma, uma ferramenta extremamente interessante, com ótima interface, tanto para leigos como para pessoas já habituadas a lidar com dados georreferenciados.

O link:
http://www.estadao.com.br/especiais/geografia-do-crime-em-sao-paulo,143380.htm

Um abraço a todos!

Victor Callil