quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O esporte e a web


O número de internautas cresce progressivamente no Brasil. Naturalmente, os mais jovens são maioria na rede, porém, pode-se verificar um significativo aumento na taxa de usuários de internet nas faixas de idade mais avançadas.


Um estudo realizado pelo Ibope Media em abril de 2011 mostra que um tema que vem ganhando destaque na internet, tanto entre os jovens, quanto entre os mais velhos, é o esporte.
Devido à rapidez e precisão no conteúdo da informação procurada, hoje a internet é o segundo meio mais procurado pelas pessoas para se informar a respeito de esporte, perdendo apenas para a televisão.

Outro elemento interessante da pesquisa é a questão do "Top of Mind" (quando se pergunta ao entrevistado qual é a primeira pessoa/produto/marca que lhe vem à cabeça numa determinada pesquisa). Entre aqueles que tem de 10 a 19 anos, o atleta mais citado é Neymar com 18% das respostas. Já entre aqueles que tem mais de 40 anos, o atleta mais citado é Pelé (17%). Ou seja, ainda que pulverizada as informações no espaço virtual, a segmentação do público ainda é claramente ligada a um contexto que vai além da notícia.

Talvez as linhas que separam os internautas não sejam tão tênues assim. Como citado no próprio estudo do Ibope Media, não seria de se espantar de ver um adulto com mais de 40 anos assistindo o jogo pela TV, acompanhando os resultados de outros jogos pela web e ouvindo a narração no radinho de pilha.

Para ler a reportagem original na página do Ibope, clique aqui.

Um grande abraço a todos.

Instituto Visio de Análise e Pesquisa

www.institutovisio.com.br