segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O crime no mapa


No último dia 26 de julho, o jornal O Estado de São Paulo publicou em sua versão online uma reportagem intitulada "A geografia do crime em São Paulo". A ferramenta consiste em um mapa da cidade, onde são apresentados círculos proporcionais baseados nos diferentes tipos de crimes cometidos nos diferentes bairros da cidade. A unidade de referência geográfica são os Distritos Policiais.

Na ferramenta criada pelo jornal podemos fazer o comparativo entre o número de crimes registrados no primeiro e segundo trimestre de 2011. Na parte de baixo do mapa, temos a explicação sobre o que significam os conceitos que dão nome aos dados.

É bastante interessante a possibilidade que temos de ver que tipos de crime estão acontecendo nas diversas partes da cidade, como, por exemplo, "Roubo a banco", que ocorre com maior frequência na região central da cidade, ou ainda "Roubo de cargas", que se concentra nas vias de acesso à capital ou mesmo "Homicídio doloso" que tem altos índices de ocorrência nas regiões periféricas de São Paulo.

Em suma, uma ferramenta extremamente interessante, com ótima interface, tanto para leigos como para pessoas já habituadas a lidar com dados georreferenciados.

O link:
http://www.estadao.com.br/especiais/geografia-do-crime-em-sao-paulo,143380.htm

Um abraço a todos!

Victor Callil