O Ibope divulgou no último mês uma pesquisa, encomendada pela Rede Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br) que busca mostrar a satisfação do paulistano com a cidade.
Para isso, foi levado em consideração questões, tanto de ordem pessoal, como de ordem coletiva. Em ambos os casos, supõe-se que o fato de viver na cidade de São Paulo é um elemento comum que pode influenciar tanto um tipo de questão quanto outro.
De modo geral, a pesquisa mostra relativa insatisfação dos moradores, visto que, a partir da união de uma série de índices e respostas, em uma escala de 0 a 10, o grau de satisfação dos respondentes ficou em 4,9. A média, segundo a publicação no site do Ibope, seria 5,5.
As questões levantadas variavam de “Relações humanas”, “Religião e Espiritualidade”, “Sexualidade” até “Meio Ambiente”, “Assistência Social”, “Saúde” e “Segurança”. Elementos de ordem pessoal (como os primeiros citados) tiveram melhor avaliação, enquanto os últimos foram mais mal avaliados pelos respondentes.
No site do Ibope, além de termos acesso a um release da pesquisa, podemos ter acesso a uma versão do relatório e diversas tabelas oriundas do banco de dados gerado.
Para acessar a página do Ibope em que está a pesquisa, clique aqui.
Um grande abraço a todos.
Instituto Visio de Análise e Pesquisa