quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Brasil e as redes sociais - Crescimento do Facebook

Redes sociais são bem-vindas no Brasil. O Orkut já demonstrou isso quando o país despontou no primeiro lugar em número de usuários.

                                  Site da imagem

Hoje saiu a notícia de que o Brasil já é o quarto colocado em número de pessoas utilizando o Facebook, ficando atrás apenas dos EUA, Indonésia e Índia. No entanto, se analisarmos as taxas de crescimento de usuários dos últimos 12 meses, o Brasil reina absoluto na ponta. Enquanto nos EUA esse número é de 8%, na Indonésia de 30% e na Índia de 135%, no Brasil, o crescimento da rede no último ano foi de 298%.

Isso é bom?
É fato que o Facebook permite que mais de 35 milhões de pessoas no país troquem entre si e entre pessoas de outros países opiniões, informações e outros tipos de conteúdos que na televisão ou no rádio ficariam engessados numa grade horária de programação limitada. Além disso, redes sociais permitem a interação daquele que emite o conteúdo (que pode ser qualquer pessoa) com aquele que o recebe, coisa que na televisão e no rádio é, praticamente, inviável.

É fato também que frequentemente perde-se a noção e discussões se tornam verdadeiras sagas. A sede pelo reconhecimento da razão em alguns assuntos ultrapassa, muitas vezes, o limite do respeito. Haja vista casos como os da invasão da reitoria na Usp ou da enfermeira que espancou o cachorro na frente do filho. Assuntos sérios são tratados de forma leviana e a situação se concretiza como problema quando a rede social se torna o único meio pelo qual a pessoa busca informações.

Participar de redes sociais como Facebook, Orkut, Linkedin, Twitter, fóruns de discussão e etc. é importante e, para muitos, até necessário. Fazer dessa participação algo efetivamente positivo (independente de ser no campo do entretenimento ou do trabalho) requer atenção, cuidado e uma boa dose de discernimento.

Para ler a notícia no site da Folha de São Paulo, clique aqui.

Para ter acesso à tabela com o número de usuários e a porcentagem de crescimento no uso do Facebook, clique aqui.

Um grande abraço a todos!