quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Proporção de católicos é a menor já registrada no Brasil




De acordo com o Novo Mapa das Religiões, publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a proporção de católicos em 2009 foi a menor registrada na história do Brasil. Na semana em que o Rio de Janeiro foi confirmado como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude - encontro que terá a presença do papa Bento XVI, em julho de 2013 - o estudo traz más notícias para a comunidade católica. A proporção de católicos em 2009 foi a menor registrada em quase 140 anos de pesquisas estatísticas no país.


Link para a reportagem: 
http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/proporcao-de-catolicos-e-a-menor-em-quase-140-anos 

Abraços,

Danilo Torini

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasileiro não sabe a qual classe social pertence, diz estudo



Uma pesquisa publicado nessa semana detectou que a maioria dos brasileiros não sabe exatamente a qual classe social pertence. A maior parte dos entrevistados situados no topo da pirâmide acredita que faz parte da classe média e cerca de um terço dizem ser de baixa renda. Já entre os integrantes da chamada "classe C" se vêem em um estrato ainda mais abaixo do real.

Veja no link abaixo a reportagem completa, publicada na Folha.com:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/959462-brasileiro-nao-sabe-a-qual-classe-social-pertence-diz-estudo.shtml

Abraços,


Instituto Visio de Análise e Pesquisa


www.institutovisio.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O crime no mapa


No último dia 26 de julho, o jornal O Estado de São Paulo publicou em sua versão online uma reportagem intitulada "A geografia do crime em São Paulo". A ferramenta consiste em um mapa da cidade, onde são apresentados círculos proporcionais baseados nos diferentes tipos de crimes cometidos nos diferentes bairros da cidade. A unidade de referência geográfica são os Distritos Policiais.

Na ferramenta criada pelo jornal podemos fazer o comparativo entre o número de crimes registrados no primeiro e segundo trimestre de 2011. Na parte de baixo do mapa, temos a explicação sobre o que significam os conceitos que dão nome aos dados.

É bastante interessante a possibilidade que temos de ver que tipos de crime estão acontecendo nas diversas partes da cidade, como, por exemplo, "Roubo a banco", que ocorre com maior frequência na região central da cidade, ou ainda "Roubo de cargas", que se concentra nas vias de acesso à capital ou mesmo "Homicídio doloso" que tem altos índices de ocorrência nas regiões periféricas de São Paulo.

Em suma, uma ferramenta extremamente interessante, com ótima interface, tanto para leigos como para pessoas já habituadas a lidar com dados georreferenciados.

O link:
http://www.estadao.com.br/especiais/geografia-do-crime-em-sao-paulo,143380.htm

Um abraço a todos!

Victor Callil

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O nascimento de um novo olhar



Olá!

Esta é a primeira postagem do blog do Instituto Visio de Análise e Pesquisa.

Nossa empresa surge no intuito de atuar, de forma diferenciada, em diversas áreas do ramo de pesquisa. Nosso lema: "Um novo olhar em pesquisa. Um novo olhar a cada pesquisa".

Esse espaço, no entanto, nasce com o objetivo de trocar ideias, conhecimentos, notícias e informações de qualquer natureza com nossos parceiros, clientes e qualquer outra pessoa que, eventualmente, esteja interessada na área de pesquisa.

Aqui serão postados conteúdos referentes à área de pesquisa no Brasil.

Um grande abraço!